As cores possuem um papel de extrema relevância quando o assunto é vendas. Isso porque elas exercem uma influência importante dentro do comércio, despertando desejos e sensações no consumidor. Essas influências estão diretamente ligadas às decisões de compra, já que cada tipo de cor pode gerar um sentimento distinto.
Podemos citar como exemplo as empresas de fast food que utilizam em demasiada as cores vermelho e amarelo, pois segundo estudos, elas causam uma sensação de fome no consumidor, fazendo com que ele coma mais.
Pensando dessa forma, podemos chegar à conclusão que ao utilizar as cores corretas, é possível alavancar as vendas do seu negócio. Ficou interessado no assunto? Separamos algumas explicações de como cores específicas podem ser interpretadas pelo nosso cérebro. Confira!
AMARELO: Quando o assunto é venda, a cor amarelo exerce um papel muito importante dentro das estratégias, pois ele é frequentemente usada para chamar a atenção para detalhes específicos.
Por ser uma cor quente, o amarelo produz sensação de acolhimento, felicidade e interatividade. É por isso que ele é muito usado em empesas de comida e aquelas que trabalham com criatividade;
VERMELHO: O vermelho é uma das cores mais usadas no meio publicitário por ser uma cor dinâmica. É bastante comum em liquidações, pois cria uma sensação de urgência para aquele momento. E como falamos anteriormente, ele é muito usado em redes de fast food por atuar como estimulante da fome;
VERDE: O verde é uma cor que normalmente está ligada à questões como tranquilidade e saúde. Ele é bastante usado também em campanhas relativas ao meio ambiente e a natureza. Exerce uma sensação de relaxamento, harmonia e paz, principalmente quando usado em tons mais claros;
LARANJA: O laranja transmite uma sensação de amizade e equilíbrio, estando vinculado com sentimentos de alegria e energias positivas. Essa cor costuma lembrar os elementos quentes, como o sol. Ao usar o laranja em produtos específicos, é possível provocar o desejo de compra em pessoas compulsivas;
ROXO: O roxo é visto com mais frequência em campanhas publicitárias que envolvem produtos de beleza. No entanto, essa cor também pode trazer sensação de criatividade e inteligência, sendo uma boa opção para agências e lugares que vendem criatividade;
AZUL: A cor azul inspira confiança e por isso ele costuma estar ligado ao mundo corporativo. É bastante usado em campanhas institucionais de empresas que querem passar mais segurança e credibilidade para sua marca.
Gostou de saber mais sobre as cores? Compartilhe com alguém que também precisa conhecer o papel que elas exercem na hora das vendas! ✅